terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Calçadas e Vagas acessíveis!

Não há dúvidas de que é muito importante para TODOS um passeio adequado!
Uma mãe com carrinho de bebe, uma grávida, um idoso, um corredor de rua, uma pessoa na cadeira de rodas, um cego, ou até mesmo vc que vai passear e é distraído!  
Por isso vou mostrar um exemplo de calçada e vaga de estacionamento!


Eu estava tentando achar uma vaga para estacionar próximo ao centro de Atibaia e qual foi a minha surpresa.... Muitas vagas reservadas para pessoas com deficiência..... A primeira surpresa foi boa.... depois de algumas voltas  percebi que TODAS estavam vazias..... foi então que percebi o porque!! 
Simplesmente NÃO dá para utilizá-las!!!  São inacessíveis!!!

Ao ver essa calçada e essa vaga não resisti, e fotografei! 

Pensei: Quantos erros tem aqui?!

Vc reparou na foto acima? Quantos erros há?

Achei que seria legal fazer um joguinho dos 7 erros.....

Será que vc consegue achar sozinho??? Veja a foto de cima e tente....


1. Já que a vaga é com área de transferencia no sentido transversal, e a rua é de paralelepípedo, o ideal seria que pelo menos a vaga estivesse asfaltada ou concretada, este tipo de piso não é adequado e impossibilita autonomia ao descer do carro pois o paralelepipedo trepida muito.
2. Na área de transferência, é IMPRESCINDÍVEL que seja asfaltada pelos mesmos motivos descritos acima!
3. A guia próxima a área de trasnferencia tbm precisa ser rebaixada! Não adianta nada ter a faixa pintada e não ter a guia rebaixada!
4. A Placa de sinalização está bem de frente ao local onde deveria estar a guia rebaixada, e bem em frente a faixa de transferencia, esses espaços devem estar LIVRES de obstáculos para que a pessoa em cadeira de rodas possa passar! 
5. A calçada está totalmente errada!! Além de esburacada, não oferece condições nem para o pedestre tão pouco para uma pessoa em cadeira de rodas! O ideal seria ter uma faixa de passeio livre com medida mínima de 1,20 m livre!
6. O terreno baldio apresenta perigo para o pedestre! Um buraco sem proteção alguma! Mesmo que estivesse em obras deveria estar protegido com tapumes.
7. A guia deve ser rebaixada também junto a faixa de pedestres. Não adianta poder descer do carro na calçada se não pode atravessar a rua para ir a outros lugares!

Enfim.....
Agora vou mostrar uma solução mais adequada! Ou ao menos para que o cadeirante pudesse utilizar....


Só para ilustrar os desenhos que a norma apresenta para calçadas.... tbm são legais para vc entender melhor como devem ser feitas as vagas reservadas! as medidas corretas e tudo mais:

Vaga paralela ao passeio: 
Note que ela tem uma área de circulação extra para a pessoa se transportar até a faixa de circulação! 

Vaga perpendicular ao passeio:
Essa é a que acho mais adequada e oferece maior autonomia, mas os 2 tipos de vaga estão na norma!!





Carol Fomin