segunda-feira, 21 de março de 2011

Cursos no MAM SP e na Fundação Dorina Nowill

Estou divulgando alguns cursos.....


Os primeiros no MAM SP
MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo- está com inscrições abertas para cursos que acontecerão no primeiro semestre de 2011.
Esses cursos são gratuitos!
Imagem e Percepção



(foto tirada pelos próprios alunos)
O curso propõe reflexões sobre a imagem com trocas de conhecimento entre alunos cegos, de baixa visão e videntes. As atividades têm como base referências artísticas e partem de experiências sensoriais e da produção de imagens com técnicas experimentais. O curso busca estimular a percepção dos alunos e construir um processo criativo utilizando a fotografia.
quintas | 10h-12h30
Início: 24/03
Escultura



(foto de Helena Quintana)

O curso propõe reflexões sobre a imagem com trocas de conhecimento entre alunos cegos, de baixa visão e videntes. As atividades têm como base referências artísticas e partem de experiências sensoriais e da produção de imagens por meio de diferentes técnicas de escultura.
terças | 14h-16h
Início: 22/03
Foco em Libras



(foto de Karina Bacci)

O projeto Foco em Libras tem como proposta realizar um curso de fotografia para jovens surdos, acreditando no potencial transformador da foto quando utilizada para a expressão e como meio de comunicação. Aberto também a ouvintes que tenha contato com a comunidade surda.
quartas | 14h30-16h30
Para mais informações acesse O SITE DO MAM. Ou mande um e-mail para igualdiferente@mam.org.br ou pelo telefone: 50851314 , falar com Carolina.


Este é de Audiodescrição na Fundação Dorina Nowill para cegos




Descrição da imagem: Banner do curso com o título do curso "Formação em Audiodescrição: Roteiro e Produção" em destaque e logotipos da Fundação Dorina e da Museus Acessíveis.

O curso “Formação em Audiodescrição: Roteiro e Produção”, desenvolvido pela Museus Acessíveis em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, tem como objetivo formar profissionais para atuar e desenvolver audiodescrição em produtos culturais e de comunicação, resultando na inclusão cultural  das pessoas com deficiência visual.
A audiodescrição garante a inclusão das pessoas com deficiencia visual em eventos, cinema,  espetáculos de teatro, óperas, exposições culturais e de artes. É um recurso que descreve o ambiente e  imagens, transformando as imagens visuais em informações verbais descritivas.
O curso será composto por aulas teóricas e atividades práticas sobre as diferentes modalidades de audiodescrição e suas especificidades como: eventos presenciais, cinema, publicidade, produtos editoriais, exposições e outros.
A coordenação e aulas prático-teóricas são de responsabilidade de Viviane Sarraf e também contamos com convidados especiais representando o público alvo da audiodescrição e os profissionais que estão atuando na área.


Carga Horária: 40 horas presencial e a distância


Local: Auditório da Fundação Dorina Nowill para Cegos


Data: 02, 09, 16, 23 e 30 de Maio de 2011


Horário: 9h às 12h – Palestras e aulas teóricas.
               13h às 15h – Avaliação de Trabalhos e orientações
               15h às 17h – Espaço Aberto
Público Alvo: Profissionais e estudantes das áreas de comunicação, tradução, educação, cultura, artes, museus, produção cultural e interessados.
Taxa de inscrição: R$ 380,00 e R$ 320,00 para estudantes e professores com comprovante.
Benefícios: Certificado e apostila em arquivos digitais.
Local: Auditório da Fundação Dorina Nowill para Cegos
Rua Dr. Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino – São Paulo – SP (próximo ao Metrô Santa Cruz)


Inscrições pelo e-mail: viviane.sarraf@fundacaodorina.org.br


Contato: (11) 5087-0999 ramal 0955 – às segundas e quintas-feiras pela manhã.


Participação Docente:Regina Fátima Oliveira – Coordenadora da Revisão Braille da FDNC,
Maria Regina Lopes – Assistente Social - FDNC
Antonio Carlos Grandi – Diretor e Coordenador dos Cursos de Informática - FDNC


Palestrantes e temas:Edson Defendi - FDNC – A pessoa com deficiência visual e a audiodescrição
Susi Maluf - FDNC – Audiodescrição – Processo de produção de produtos audiodescritos.
Lúcia Maria e Marcelo Sanches (ledores) – Da leitura de Livros Falados à Audiodescrição: mudanças e características.
Eliana Franco – Coordenadora do TRAMADAN - UFBA - Pesquisas em Audiodescrição e contribuições para o desenvolvimento da área no Brasil.